Apresentação - Curso de Pedagogia

A Pedagogia define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação escolar no seu processo de ensinar e aprender, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade.

O curso de graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás, forma profissionais para atuarem como docentes na educação infantil e no magistério nos anos iniciais do ensino fundamental (com crianças, adolescentes, jovens e adultos). O Curso tem foco numa formação que articula teoria e prática, o que envolve conhecimento profundo da dinâmica da sociedade, da educação, dos sistemas de ensino e da escola, como realidades concretas de um contexto histórico-social. Para tanto, essa formação se efetiva na articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Isso significa que o Pedagogo será formado para lidar com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades, no nosso momento histórico e social. Essa formação ajudará o professor pedagogo a atuar na produção e socialização de conhecimentos, bem como na gestão e organização de instituições e sistemas de ensino, podendo transitar, ainda, em diferentes espaços educativos escolares e não escolares, como: sindicatos, hospitais, empresas, editoras, jornais, instituições de formação profissional, dentre outras.

Para que o estudante entenda as questões fundamentais do processo educacional, a base curricular do curso envolve o estudo das seguintes áreas de conhecimento: Sociologia, Filosofia, História, Psicologia, Artes, Didática, Linguagem, Currículo, Políticas da Educação, Gestão e Organização da Educação Básica e Fundamentos, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Além disso, faz parte da sua formação a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental e na educação infantil. Ao final do curso, o acadêmico deverá elaborar e apresentar um trabalho de conclusão de curso - TCC com tema a ser definido juntamente com seu orientador.

Com a elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno se inicia no processo de produção do conhecimento científico, que poderá dar continuidade na própria Faculdade de Educação, a qual mantém cursos de especialização, além do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Esses cursos oportunizam a continuidade do processo formativo dos Pedagogos egressos da UFG e de outras instituições, em uma perspectiva centrada na humanização, na conscientização, emancipação e na consolidação de uma postura crítica frente aos problemas educativos.

O curso é oferecido prioritariamente nos turnos matutino e noturno, sendo necessário ao acadêmico do noturno a realização do estágio no período diurno, considerando-se a especificidade de sua atuação.

Na nossa página do E-spaço das Profissões 2021 você também encontra espaço para tirar suas dúvidas e para conhecer mais sobre a FE, além de diversos outros conteúdos sobre o curso. Aproveite!

Para contato com a coordenação do curso, enviar e-mail para: pedagogia.fe@ufg.br.
Para assuntos gerais da Secretaria dos Cursos de Graduação, enviar e-mail para: sa.fe@ufg.br.

Aqui você acessa a documentação do curso.