NÚCLEO MARXISTA - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MARXISMO, SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO

Apresentação

Aberto à participação de toda a comunidade interna e externa da UFG, o núcleo pretende constituir-se como um espaço de formação e de produção do conhecimento, dedicando-se ao estudo da obra de Marx e Engels e de autores Marxistas e também ao desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa orientadas por esta teoria. Segundo Marx, o elemento essencial de constituição da sociabilidade humana é o trabalho, compreendido como ação produtora, criadora, expressão da práxis. Por meio do trabalho o ser humano transforma a realidade que o cerca e a si próprio, relacionando-se com a natureza e com os outros seres humanos, definindo a sociedade como o produto da ação recíproca dos seres humanos. A partir desses pressupostos as diversas atividades que serão desenvolvidas pelo núcleo (estudos, pesquisas, atividades de extensão, eventos e publicações) terão como núcleo integrador a construção e a divulgação de conhecimentos que têm na teoria marxista seu fundamento, destacando-se as concepções de sociedade, ser humano, homem e educação. Serão abordadas duas temáticas: Fundamentos do Marxismo e Sociedade, Subjetividade e Educação. No tocante aos fundamentos do marxismo será discutido as obras de Marx em ordem cronológica até a sua última obra publicada, ‟O capital”. No grupo de estudos já foram discutidas as seguintes obras: ‟Diferenças entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro; ‟Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel”; ‟A questão judaica”; Manuscritos Econômico-Filosóficos”; ‟A sagrada família”; ‟A ideologia Alemã”; ‟Miséria da Filosofia”; ‟O manifesto do partido comunista”; ‟O dezoito de brumário de Luís Bonaparte; ‟A guerra civil na França”; ‟Crítica ao programa de Gotha”; ‟Trabalho assalariado e capital”; ‟Salário, preço e lucro”. Atualmente, estamos finalizando a discussão dos ‟Grundrisse” e demos iníco ao estudo da teoria histórico-cultural da subjetividade com a leitura e discussão do livro “Teoria e método em Psicologia”, de Vigotski. Após o estudo das obras de Marx, pretendemos discutir a obra completa dos seguintes autores: Engels, Gramsci, Lukács e Mészáros. Também já realizamos diversas atividades de extensão e publicações. No momento, encontra-se em desenvolvimento a pesquisa “Preparando para o mundo do trabalho – o estágio não remunerado nas licenciaturas”, sob a coordenação da Prof.ª Renata Linhares, da UEG.

Objetivos

1. Consolidar um espaço de estudo e formação sobre a obra de Marx e de autores marxistas.

2. Desenvolver atividades de extensão e pesquisa orientadas pelo marxismo.

3. Buscar intercâmbio e parceria com outros núcleos e grupos marxistas de outras instituições.

4. Analisar e avaliar projetos de pesquisa a serem desenvolvidas pelos membros do núcleo.

5. Colaborar com projetos que contribuam para a discussão das temáticas de estudo do núcleo.

6. Divulgar o conhecimento produzido pelo núcleo a partir da organização e publicação de livros e artigos e da participação de seus membros em eventos científico- acadêmicos e outros.

7. Contribuir com a formação de estudantes, professores e demais trabalhadores.

Metodologia de trabalho

1. Reuniões quinzenais de estudos sobre a obra de Marx e Engels e de outros autores marxistas.
3.2 Organização e realização de atividades de extensão (cursos e eventos).
3.3 Realização de pesquisas e apoio às pesquisas dos integrantes do núcleo.

2. Viabilização da divulgação do conhecimento produzido pelo núcleo a partir de publicações de livros e artigos e da participação de seus membros eventos científicos. 3.5 Intercâmbio com outras instituições de ensino superior e instituições escolares e não escolares.

Angela Cristina Belém Mascarenhas – UFG

Marcos Jerônimo Dias Júnior – SEE Goiás/UFG

mjrgoias2012@hotmail.com

Calendário 2016

ABRIL DE 2016

• 08/04 – “Grundrisse” (K. Marx, p. 454 a 517).
  • 29/04 – “Psicologia Pedagógica” (Vigotski, Capítulos 1 a 4). Reunião da pesquisa das 17:00 às 19:30.

MAIO DE 2016

• 13/05 – “Grundrisse” (K. Marx, p. 517 a 578).

JUNHO DE 2016

• 03/06 – “Psicologia Pedagógica” (Vigotski, Capítulos 5 a 8). Reunião da pesquisa das 17:00 às 19:30.
  • 17/06 – “Grundrisse” (K. Marx, p. 578 a 622).

JULHO DE 2016

• 01/07 – “Psicologia Pedagógica” (Vigotski, Capítulos 8 a 11).

AGOSTO DE 2016

• 19/08 – “Grundrisse” (K. Marx, p. 623 a 693).

SETEMBRO DE 2016

• 02/09 – “Psicologia Pedagógica” (Vigotski, Capítulos 12 a 15). Reunião da pesquisa das 17:00 às 19:30.
  • 16/09 – “Grundrisse” (K. Marx, p. 693 a 759).
  • 30/09 – “Psicologia Pedagógica” (Vigotski, Capítulos 16 a 19).

OUTUBRO DE 2016

• 14/10 – O capital.
  • 28/10 – “Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores” (Vigotski, Capítulos 1 a 4). Reunião da pesquisa das 17:00 às 19:30.

NOVEMBRO DE 2016

• 11/11 – O capital.
  • 25/11 – “Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores” (Vigotski, Capítulos 5 a 9). Reunião da pesquisa das 17:00 às 19:30.

DEZEMBRO DE 2016

• 09/12 – O capital.