Weby shortcut
Ufg logo

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:37.

 

Psicologia

Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: Res. CONSUNI Nº. 16/2006
Unidade responsável: FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FE) – www.fe.ufg.br

Opções de oferta

 

Modalidade

Habilitação

Turno

Cidade

Psicologia (Específica da profissão)

-

Vespertino e noturno

Goiânia

Formação do Professor em Psicologia

-

Vespertino e noturno

Goiânia


Perfil:

Situada na área de ciências humanas, a psicologia orienta-se para a construção e o aprimoramento do conhecimento científico dos processos psicológicos em todas a sua abrangência e em suas interfaces com o biológico e o social, mediante a compreensão de suas numerosas e variadas abordagens teórico-metodológicas. Orienta-se também para a formação profissional em distintos setores e contextos sociais, visando à promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, o que requer procedimento ético e responsável, com discernimento crítico dos processos sociais, culturais e políticos.

O curso de Psicologia oferece duas modalidades de formação: o psicólogo e o professor de Psicologia. No terceiro semestre do curso, o aluno poderá optar por uma modalidade ou cursar as duas. Estas duas formações compreendem um núcleo comum, cuja finalidade é assegurar uma sólida capacitação básica, orientada para a compreensão da Psicologia como campo de conhecimento e de atuação profissional. A estrutura do curso articula-se em torno dos seguintes eixos: fundamentos epistemológicos e históricos; processos psicológicos básicos; fundamentos metodológicos; procedimentos para a investigação científica e a prática profissional; interfaces científicas com os campos afins do conhecimento; e práticas profissionais.

Na modalidade de formação do psicológo, o graduando deverá optar por uma das duas ênfases oferecidas: Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia ou Processos Psicossociais. O psicólogo terá possibilidade de atuar em instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, ambulatórios, hospitais-dia, clínicas psicológicas, etc), instituições educacionais e, ainda, em intervenções, em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho, bem como associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados da infância e juventude e da família, penitenciárias, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários etc.

O Professor de Psicologia dedica-se ao ensino de Psicologia em espaços e contextos diversos, ajustando as atividades de ensino à diversidades institucionais em que ocorrem as práticas educativas, às finalidades da educação e à população-alvo. A Formação do Professor de Psicologia deve propiciar o desenvolvimento das "competências e habilidades" constantes no núcleo comum do Curso de Psicologia, e o domínio dos conhecimentos articulados em torno de eixos estruturantes, considerando as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores em nível superior. Deverá ao final do curso ter condições de analisar o sistema educacional brasileiro, nos seus diferentes níveis e modalidades, identificando seus desafios contemporâneos.

Mais Informações:

Coordenadora: Profa. Dra. Susie Amâncio de Roure

Telefone: 3209-6211
E-mail: psicologia@fe.ufg.br

Listar Todas Voltar