Banner Horizontal CEPEA

Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente - CEPEA

O CEPEA é um Órgão Complementar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), no qual se transformou o Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente (NECASA), vinculado, desde 1988, à Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Merecem registro algumas considerações a respeito das mudanças que culminaram na transformação do NECASA em CEPEA. Entre os anos de 2011 e 2012 o NECASA passou por um processo de redefinição na UFG, com vistas à sua melhor integração às funções essenciais da universidade - ensino, pesquisa e extensão. Este processo se iniciou com sua desvinculação da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) passando a vincular-se à FE/UFG.

Uma vez vinculado à Faculdade de Educação (FE/UFG), o então NECASA foi objeto de uma série de discussões que culminaram em transformações em todos os âmbitos: administrativo, organizacional (inclusive com readequação do seu quadro de servidores), regimental, etc. Com esta redefinição, o antigo NECASA, passou a se chamar CEPEA e a se subordinar à estrutura administrativa da FE/UFG (resolução CONSUNI Nº 36/2012).

O CEPEA desenvolve atividades multidisciplinares em conformidade com os princípios e critérios reconhecidos e confirmados no Estatuto e no Regimento Geral da UFG e em consonância com o projeto político-pedagógico da Faculdade de Educação, em sua política de pesquisa, ensino e de extensão e em seu compromisso com a compreensão dos problemas dos adolescentes e de suas famílias. Assim, O CEPEA visa, por meio do estudo, da pesquisa e do trabalho com adolescentes, promover e elevar a educação e a formação cultural destes em sua relação com a família, demais instituições e a sociedade.

No desenvolvimento de suas atividades, o Cepea conta atualmente com uma equipe formada por: um psicólogo, dois assistentes sociais e um servidor técnicoadministrativo. Além de uma professora da Faculdade de Educação que é coordenadora do órgão.

AÇÕES ATUALMENTE DESENVOLVIDAS PELO CEPEA

1. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

O projeto Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás tem sido realizado pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão do Adolescente/CEPEA desde 2010. Trata-se de um Projeto de Extensão estabelecido através de um Termo de Cooperação entre a UFG e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que visa formar, em Cursos de Extensão, os profissionais que trabalham no Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás tanto em meio aberto como em meio fechado. O curso possui 160h/a, distribuídas em dez módulos sobre o adolescente e sua relação com a sociedade, incluindo aspectos legais e formais. É todo ministrado em formato presencial nos municípios de Goiânia, Lusiânia, Formosa, Porangatu e Itumbiara. Para o ano de 2014 está previsto oferecer o curso também em Anápolis.

Coordenador: Ms. Cirlene Maria da Silva

Ms, Rúbia de Cássia de Oliveira

1. ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO

Este projeto de extensão teve início em maio de 2011 e ofereceu, até dezembro de 2013, atendimento psicológico clínico aos adolescentes encaminhados ao antigo Necasa, hoje Cepea. Os atendimentos foram inicialmente desenvolvidos por uma equipe de 3 alunos e pela coordenadora do projeto até agosto de 2012, quando mais 5 alunas voluntárias, ingressaram na equipe. O projeto chega ao fim, como consta no projeto inicial, após ver contemplados seus objetivos, a saber, tanto de atender à demanda psicoterapêutica de atendimento aos adolescentes, como o de aprofundamento em formação na área clínica.

Coordenador: Prof. Dra. MARCELA TOLEDO FRANÇA DE ALMEIDA/FE

1. TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA ATIVIDADE DE LEITURA E DIÁLOGO A PARTIR DE OBRAS CLÁSSICAS DA LITERATURA

A Tertúlia Literária Dialógica é uma atividade que compreende a leitura dos clássicos da literatura universal na perspectiva dialógica. Pode ser definida pela interação social entre as pessoas mediada pela linguagem. É um processo não apenas de leitura, mas também de diálogo, por meio do qual as pessoas podem ler, trocar ideias, aprender conjuntamente e produzir mais conhecimento, encontrando, assim, novos significados que transformam a linguagem e o conteúdo de suas vidas.

Coordenador: Prof. Dra. VANESSA GABASSA/FE

Coordenador Interno CEPEA/NECASA: Paulo Damasceno

1. MATEMÁTICA E MUNDO-VIDA

Este projeto propõe estudar a relação entre a Matemática, mundo e vida junto a professores e alunos da escola fundamental através de cursos e oficinas. Visa contribuir para que alunos adolescentes geralmente com histórico de rejeição à Matemática na escola desenvolvam uma visão positiva sobre a matemática e sua aprendizagem por meio de oficinas que evidenciem a relação entre a matemática e o mundo-vida.

Coordenadora: Dra. Maria de Fátima Teixeira Barreto/FE

Equipe Responsável: Geisa Nunes de Souza Mozzer/FE (Coordenadora do CEPEA)

Tânia Mírian de Andrade/FE

Patrícia de Souza Moreira/FE

Antônio Rodolfo Barreto/FEF

Coordenador Interno CEPEA/NECASA: Paulo Damasceno

1. ACOMPANHAMENTO AOS PROFISSIONAIS QUE APLICAM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO

Esta ação visa acompanhar os profissionais que aplicam as Medidas Socioeducativas em meio aberto da cidade de Goiânia, buscando fazer um intercâmbio entre os assuntos estudados no Curso de Formação e a prática desses profissionais.

Coordenadora: Dra. Marilúcia Pereira do Lago/FE

Coordenador Interno CEPEA/NECASA: Cirlene Maria da Silva