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  • nepefelogo

    EXTENSÃO NEPEFE 2017/2 - 2º Ciclo de Palestras – Filosofia, Psicologia e Educação: diálogos possíveis

    De 14 de setembro a 07 de dezembro/2017 -

     Ementa:

    Ciclo de aulas-palestras sobre temas, problemas e pesquisas que diretamente ou indiretamente dialogam com a filosofia, educação e psicologia. Procura-se enfatizar as interações que as diversas áreas do conhecimento humano podem e devem manter entre si, particularmente no âmbito das ciências humanas em seu incessante diálogo com a educação.

     

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  • nevida

    II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente

    30 Agosto
    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, diversidade e Arte (NEVIDA/FE/UFG), convida:
    II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente –   Dia 30 de Agosto de 2017 - 8h
    Apresentação:
    O II Colóquio: Adoecimento, Racionalidade e Relações de Trabalho na Profissão Docente propõe dar continuidade ao I Colóquio Trabalho e Adoecimento na Universidade, realizado no ano de 2016. Naquela oportunidade, devido à intensidade e profundidade das discussões suscitadas pela prática acadêmica contraditória à possibilidade de emancipação formativa, se identificou a necessidade de prosseguir discutindo e ampliando este debate com eventos sequenciais; dado que levou o NEVIDA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, diversidade e Arte/NEVIDA/FE/UFG) a desenvolver uma ampla pesquisa acerca dessa temática. O eixo norteador do evento compreende a relação entre racionalidade, adoecimento e trabalho acadêmico docente como barbárie oculta e aparente; uma lógica institucional que administra o produtivismo na perspectiva da razão tecnicista e desumana, manifesta pelo adoecimento físico e mental, elementos estes, indicadores de sofrimento relacionados  a um conjunto de fatores que representa a atividade docente como: inserção na Pós-Graduação;  atividades  variadas em âmbito institucional; produção por metas; relações entre pares e com alunos; competitividade; gestão acadêmica e administrativa (racionalidade administrada); entre outros fatores. Consideram-se múltiplos indicadores objetivos e subjetivos e seus nexos referentes às contradições do desenvolvimento técnico no mundo do trabalho na interface com aspectos teóricos e práticos como manifestação de adoecimento imediato ou prolongado. 

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  • simp2017

    SOCIEDADE CIVIL E FORMAÇÃO: RESISTÊNCIAS, RUPTURAS E CONTINUIDADES

    07 a 10 Novembro

    XXIII SIMPÓSIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

     SOCIEDADE CIVIL E FORMAÇÃO

     RESISTÊNCIAS, RUPTURAS E CONTINUIDADES

    07 a 10 de novembro de 2017

     Faculdade de Educação

     OBJETIVO GERAL

    Promover e ampliar a troca de experiências, debates, estudos e pesquisas a partir de variadas matrizes teóricas referentes à temática Sociedade Civil e formação: resistência; rupturas e continuidades.

    Programação: Conferências, Mesas-redondas e comunicações orais

    Período de inscrições evento - 04/09 a 07/11

    **COMUNICAÇÕES ORAIS

    A inscrição e vinculação das comunicações ao XXII ISimpósio serão realizadas tendo como referenciais os Grupos de Trabalho (GT’s) vinculados as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação de Educação e de Psicologia da FE/UFG e deve respeitar as normas determinadas pela Comissão Organizadora do evento, a ser divulgada em breve.

    Período inscrição trabalhos: 04 a 25/9/2017 

    Grupos de Trabalhos:

    GT 1 – Cultura e Processos Educacionais; GT 2 – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; GT 3 – Estado, Políticas e História da Educação; GT 4 – Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo; GT 5 – Fundamentos dos Processos Educativos;       GT 6 – Processos Psicossociais e Educativos; GT 7 – Bases Históricas da Psicologia

     

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